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Duração
50.0 horas
Informação sobre o curso Relações interpessoais - UFCD 5272

Edições do curso

Data de Início
12/11/2024
Tipo de Horário
Pós-Laboral
Duração
50 horas
Local de Formação
Zona Norte (online)
Tipo de Formação
Formação a Distância
Duração
50.0 horas
Nível Inicial
Nível 4
Nível Final
Nível 4
Condições de Inscrição

  • Trabalhadores/as, gestores/as e dirigentes das entidades do setor da Economia Social;
  • Trabalhadores/as e dirigentes das entidades autorgantes do Centro;
  • Promotores de projetos que visem a constituição de novas entidades da Economia Social;
  • Habilitações mínimas: Ensino secundário obtido por percursos de dupla certificação ou ensino secundário vocacionado para prosseguimento de estudos de nível superior acrescido de estágio profissional.

Área de Formação

Serviço de Apoio a Crianças e Jovens

Objectivos

  • Identificar as características comportamentais dos seres humanos, em geral, e dos turistas, em particular.
  • Identificar as estruturas, os processos de comunicação e os aspetos relacionais na empresa /organização / instituição.
  • Utilizar técnicas de condução e controlo de interações pessoais (estilo e atitudes de comunicação interpessoal), adequadas a cada situação.
  • Identificar o grupo enquanto unidade de comportamento social e os diferentes processos de interação dentro do mesmo e deste com o exterior.
  • Gerir os obstáculos à comunicação/compreensão da mensagem e dos conflitos a eles inerentes.
  • Reconhecer a importância da qualidade das relações interpessoais para o desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo.

Conteúdos Programáticos

As Relações Interpessoais enquanto processo de comunicação
  • A comunicação
    • O processo de comunicação e os seus elementos
    • Comunicação verbal e comunicação não verbal
    • Princípios e comportamentos fundamentais para uma comunicação eficaz
  • Atitudes comunicacionais nas relações interpessoais
  • Estilos de comunicação
  • Análise Transaccional
Processos Básicos das Relações Interpessoais
  • Princípios gerais do comportamento;
  • A formação das primeiras impressões e as expectativas nas relações interpessoais
  • O processo motivacional segundo Maslow e Herzberg
Motivos dos clientes
  • Liderança
As relações interpessoais e a sociedade
  • O grupo como unidade de comportamento social
  • A comunicação interpessoal no grupo / empresa / instituição / organização
  • Relação entre necessidades individuais e objetivos do grupo / empresa / instituição / organização
  • O conceito de conflito nas relações interpessoais
  • Estratégias de resolução de conflito
  • Mediação / negociação interpessoal

Observações

Termos e Condições:
  • A realização da ação está sujeita a um número mínimo de participantes;
  • O número de participantes é limitado;
  • O processo de seleção é definido em função da tipologia do projeto de formação
  • A inscrição só é considerada quando toda a documentação está entregue.
  • A inscrição será considerada pela ordem cronológica de chegada;
  • As datas e os horários dos cursos poderão sofrer alterações por motivos imprevistos;
  • Após o final da ação será atribuído um certificado de qualificação ou de formação aos participantes com aproveitamento e com uma assiduidade superior a 90% do número total de horas da ação de formação;
  • Os dados solicitados sobre o participante são obrigatórios para validação da inscrição e posterior emissão do Certificado de Qualificação ou Formação Profissional na plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestao da Oferta Educativa e Formativa (SIGO).