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Relações interpessoais - UFCD 5272
Duração
50.0 horas
Informação sobre o curso
Relações interpessoais - UFCD 5272
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Edições do curso
Data de Início
12/11/2024
Tipo de Horário
Pós-Laboral
Duração
50 horas
Local de Formação
Zona Norte (online)
Tipo de Formação
Formação a Distância
Inscrever
Detalhes
Duração
50.0 horas
Nível Inicial
Nível 4
Nível Final
Nível 4
Condições de Inscrição
Trabalhadores/as, gestores/as e dirigentes das entidades do setor da Economia Social;
Trabalhadores/as e dirigentes das entidades autorgantes do Centro;
Promotores de projetos que visem a constituição de novas entidades da Economia Social;
Habilitações mínimas: Ensino secundário obtido por percursos de dupla certificação ou ensino secundário vocacionado para prosseguimento de estudos de nível superior acrescido de estágio profissional.
Área de Formação
Serviço de Apoio a Crianças e Jovens
Objectivos
Identificar as características comportamentais dos seres humanos, em geral, e dos turistas, em particular.
Identificar as estruturas, os processos de comunicação e os aspetos relacionais na empresa /organização / instituição.
Utilizar técnicas de condução e controlo de interações pessoais (estilo e atitudes de comunicação interpessoal), adequadas a cada situação.
Identificar o grupo enquanto unidade de comportamento social e os diferentes processos de interação dentro do mesmo e deste com o exterior.
Gerir os obstáculos à comunicação/compreensão da mensagem e dos conflitos a eles inerentes.
Reconhecer a importância da qualidade das relações interpessoais para o desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo.
Conteúdos Programáticos
As Relações Interpessoais enquanto processo de comunicação
A comunicação
O processo de comunicação e os seus elementos
Comunicação verbal e comunicação não verbal
Princípios e comportamentos fundamentais para uma comunicação eficaz
Atitudes comunicacionais nas relações interpessoais
Estilos de comunicação
Análise Transaccional
Processos Básicos das Relações Interpessoais
Princípios gerais do comportamento;
A formação das primeiras impressões e as expectativas nas relações interpessoais
O processo motivacional segundo Maslow e Herzberg
Motivos dos clientes
Liderança
As relações interpessoais e a sociedade
O grupo como unidade de comportamento social
A comunicação interpessoal no grupo / empresa / instituição / organização
Relação entre necessidades individuais e objetivos do grupo / empresa / instituição / organização
O conceito de conflito nas relações interpessoais
Estratégias de resolução de conflito
Mediação / negociação interpessoal
Observações
Termos e Condições:
A realização da ação está sujeita a um número mínimo de participantes;
O número de participantes é limitado;
O processo de seleção é definido em função da tipologia do projeto de formação
A inscrição só é considerada quando toda a documentação está entregue.
A inscrição será considerada pela ordem cronológica de chegada;
As datas e os horários dos cursos poderão sofrer alterações por motivos imprevistos;
Após o final da ação será atribuído um certificado de qualificação ou de formação aos participantes com aproveitamento e com uma assiduidade superior a 90% do número total de horas da ação de formação;
Os dados solicitados sobre o participante são obrigatórios para validação da inscrição e posterior emissão do Certificado de Qualificação ou Formação Profissional na plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestao da Oferta Educativa e Formativa (SIGO).