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12
NOV
2024
Relações interpessoais - UFCD 5272
Data de Início
12/11/2024
Tipo de Horário
Pós-Laboral
Duração
50 horas
Local de Formação
Zona Norte (online)
Tipo de Formação
Formação a Distância
Informação sobre a edição do curso
Relações interpessoais - UFCD 5272
Inscrever
Manifestar interesse
Pedir contacto
Duração
50 horas
Início
12/11/2024
Nível Inicial
Nível 4
Nível Final
Nível 4
Área de Formação
Serviço de Apoio a Crianças e Jovens
Condições de Inscrição
Trabalhadores/as, gestores/as e dirigentes das entidades do setor da Economia Social;
Trabalhadores/as e dirigentes das entidades autorgantes do Centro;
Promotores de projetos que visem a constituição de novas entidades da Economia Social;
Habilitações mínimas: Ensino secundário obtido por percursos de dupla certificação ou ensino secundário vocacionado para prosseguimento de estudos de nível superior acrescido de estágio profissional.
Objetivos
Identificar as características comportamentais dos seres humanos, em geral, e dos turistas, em particular.
Identificar as estruturas, os processos de comunicação e os aspetos relacionais na empresa /organização / instituição.
Utilizar técnicas de condução e controlo de interações pessoais (estilo e atitudes de comunicação interpessoal), adequadas a cada situação.
Identificar o grupo enquanto unidade de comportamento social e os diferentes processos de interação dentro do mesmo e deste com o exterior.
Gerir os obstáculos à comunicação/compreensão da mensagem e dos conflitos a eles inerentes.
Reconhecer a importância da qualidade das relações interpessoais para o desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo.
Conteúdos Programáticos
As Relações Interpessoais enquanto processo de comunicação
A comunicação
O processo de comunicação e os seus elementos
Comunicação verbal e comunicação não verbal
Princípios e comportamentos fundamentais para uma comunicação eficaz
Atitudes comunicacionais nas relações interpessoais
Estilos de comunicação
Análise Transaccional
Processos Básicos das Relações Interpessoais
Princípios gerais do comportamento;
A formação das primeiras impressões e as expectativas nas relações interpessoais
O processo motivacional segundo Maslow e Herzberg
Motivos dos clientes
Liderança
As relações interpessoais e a sociedade
O grupo como unidade de comportamento social
A comunicação interpessoal no grupo / empresa / instituição / organização
Relação entre necessidades individuais e objetivos do grupo / empresa / instituição / organização
O conceito de conflito nas relações interpessoais
Estratégias de resolução de conflito
Mediação / negociação interpessoal
Observações
Termos e Condições:
A realização da ação está sujeita a um número mínimo de participantes;
O número de participantes é limitado;
O processo de seleção é definido em função da tipologia do projeto de formação
A inscrição só é considerada quando toda a documentação está entregue.
A inscrição será considerada pela ordem cronológica de chegada;
As datas e os horários dos cursos poderão sofrer alterações por motivos imprevistos;
Após o final da ação será atribuído um certificado de qualificação ou de formação aos participantes com aproveitamento e com uma assiduidade superior a 90% do número total de horas da ação de formação;
Os dados solicitados sobre o participante são obrigatórios para validação da inscrição e posterior emissão do Certificado de Qualificação ou Formação Profissional na plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestao da Oferta Educativa e Formativa (SIGO).