Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
Duração
50.0 horas
Informação sobre o curso Auditorias ao sistema de gestão da qualidade - UFCD 0729

Edições do curso

Data de Início
24/09/2024
Tipo de Horário
Pós-Laboral
Duração
50 horas
Local de Formação
Zona de Lisboa e Vale do Tejo (online)
Tipo de Formação
Formação a Distância

Data de Início
24/09/2024
Tipo de Horário
Pós-Laboral
Duração
50 horas
Local de Formação
Zona de Alentejo (online)
Tipo de Formação
Formação a Distância

Data de Início
26/09/2024
Tipo de Horário
Pós-Laboral
Duração
50 horas
Local de Formação
Instalações do CEIS
Tipo de Formação
Formação Presencial
Duração
50.0 horas
Nível Inicial
Nível 4
Nível Final
Nível 4
Condições de Inscrição

  • Trabalhadores/as, gestores/as e dirigentes das entidades do setor da Economia Social;
  • Trabalhadores/as e dirigentes das entidades autorgantes do Centro;
  • Promotores de projetos que visem a constituição de novas entidades da Economia Social;
  • Habilitações mínimas: Ensino secundário obtido por percursos de dupla certificação ou ensino secundário vocacionado para prosseguimento de estudos de nível superior acrescido de estágio profissional.

Área de Formação

Enquadramento na Organização/Empresa

Objectivos

  • Identificar os objetivos das auditorias.
  • Identificar as fases de uma auditoria.
  • Aplicar as bases comportamentais para a auditoria.

Conteúdos Programáticos

Auditorias - parte técnica
  • Conceitos e princípios
    • Quadro deontológico
    • Papel do auditor
    • Papel do auditado
  • Norma NP EN ISO 19011
  • Objectivos das auditorias
  • Regras e responsabilidades
    • Equipa auditora - auditor coordenador e auditores
    • Cliente
    • Auditado
  • Fases fundamentais de uma auditoria
    • Definição do âmbito
    • Análise inicial da documentação
    • Preparação
    • Realização
    • Relatório
    • Seguimento e ações correctivas
    • Conclusões
  • Auditorias de certificação - metodologias mais comuns
  • Monitorização do programa de auditorias
  • Indicadores de desempenho para o programa de auditorias
  • Revisão ao programa de auditorias
  • Melhoria do programa de auditorias
Auditorias – parte comportamental
  • Percepção interpessoal e comunicação
    • Implicações nas atitudes e comportamentos
  • Processo comunicacional
  • Barreiras à comunicação e formas de as ultrapassar
  • Assertividade
  • Análise transaccional
  • Gestão de conflitos
  • Gestão do tempo
  • Técnicas de comunicação aplicadas à auditoria
  • Técnicas de entrevista aplicadas à auditoria
  • As reuniões em auditoria – preparação e condução de reuniões
  • Técnicas para as reuniões eficazes
  • Técnicas de comunicação escrita – o relatório da auditoria
Auditorias a sistemas integrados de gestão
  • Fases fundamentais de uma auditoria a sistemas integrados
    • Definição do âmbito
  • Análise inicial da documentação
  • Particularidades da documentação de um sistema integrado
    • Preparação
    • Realização
    • Relatório
  • Seguimento e ações correctivas
  • Conclusões

Observações

Termos e Condições:
  • A realização da ação está sujeita a um número mínimo de participantes;
  • O número de participantes é limitado;
  • O processo de seleção é definido em função da tipologia do projeto de formação
  • A inscrição só é considerada quando toda a documentação está entregue.
  • A inscrição será considerada pela ordem cronológica de chegada;
  • As datas e os horários dos cursos poderão sofrer alterações por motivos imprevistos;
  • Após o final da ação será atribuído um certificado de qualificação ou de formação aos participantes com aproveitamento e com uma assiduidade superior a 90% do número total de horas da ação de formação;
  • Os dados solicitados sobre o participante são obrigatórios para validação da inscrição e posterior emissão do Certificado de Qualificação ou Formação Profissional na plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestao da Oferta Educativa e Formativa (SIGO).