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Duração
50.0 horas
Informação sobre o curso Planeamento estratégico - UFCD 6979
Duração
50.0 horas
Nível Inicial
Nível 5
Nível Final
Nível 5
Condições de Inscrição

  • Trabalhadores/as, gestores/as e dirigentes das entidades do setor da Economia Social;
  • Trabalhadores/as e dirigentes das entidades autorgantes do Centro;
  • Promotores de projetos que visem a constituição de novas entidades da Economia Social;
  • Habilitações mínimas: Qualificação de nível pós-secundário não superior com créditos para o prosseguimento de estudos de nível superior.

Área de Formação

Enquadramento na Organização/Empresa

Objectivos

  • Analisar o contributo do planeamento estratégico para a gestão das empresas.
  • Identificar o papel e contributo da produção na estratégia das empresas.
  • Identificar as particularidades das diversas estratégias.
  • Elaborar uma estratégia produtiva para a empresa.
  • Avaliar os resultados face ao inicialmente planeado.

Conteúdos Programáticos

Gestão estratégica
  • Conceito, importância e função das estratégias na empresa
  • Processo de decisão estratégica
    • “Fronteira” da estratégia com as operações da empresa
      • Decisões estratégicas e decisões operacionais
      • Gestão estratégica e gestão operacional
      • Gestão da produção enquanto parte da estratégia global da
      • Empresa
  • Diversas dimensões da estratégia
  • Gestão estratégica e planeamento empresarial
  • Politica de gestão e gestão estratégica
  • Evolução desde o planeamento financeiro até à gestão estratégica
  • Organização do processo e planos dele resultantes
Fundamentação da estratégia
  • Missão e os objectivos
  • Análise do ambiente
    • Consumidores
      • Concorrentes
      • Sector
  • Diagnóstico interno
  • Produção e processo de decisão
Estratégias alternativas, sua caracterização e avaliação
  • Estratégias de liderança em custo e de diferenciação, de domínio concorrencial largo e de concentração
  • Estratégias de estabilidade, de crescimento, de desinvestimento e combinadas, internas e externas
  • Estratégias relacionadas ou conglomeradas
  • Estratégias horizontais ou verticais
  • Objectivos de produção
Técnicas e modelos de apoio à seleção de estratégias
  • Teoria do ciclo de vida dos produtos
    • Caracterização, flexibilidade da produção e estratégia recomendada para cada fase
    • Comentários à teoria do ciclo de vida dos produtos
Modelo BCG (Boston Consulting Group)
Modelos Mckinsey/General Electric, D. Little e PIMS
  • Validade da utilização dos modelos
Desenvolvimento empresarial
  • Natureza do desenvolvimento empresarial
  • Benefícios, custos e riscos do desenvolvimento empresarial
  • Aquisições e fusões
  • Alianças estratégicas
  • Evolução do desenvolvimento empresarial
Balanced Score Card (BSC)
  • Modelo conceptual
  • Como orientar a organização para a estratégia?
  • Princípios das organizações focalizadas na estratégia
  • Construção de mapas estratégicos
  • Alinhamento da organização
  • Transformar a estratégia em tarefa de todos
  • Transformar a estratégia em processo contínuo
  • Gestão da mudança
Benchmarking
  • Conceito de base
  • Eficácia do processo de melhoria contínua
  • Vários tipos de Benchmarking
  • Gestão do processo benchmarking
  • Aplicação do conceito
Avaliação e controlo da estratégia
  • Instrumentos de pilotagem
  • Análise de desvios

Observações

Termos e Condições:
  • A realização da ação está sujeita a um número mínimo de participantes;
  • O número de participantes é limitado;
  • O processo de seleção é definido em função da tipologia do projeto de formação
  • A inscrição só é considerada quando toda a documentação está entregue.
  • A inscrição será considerada pela ordem cronológica de chegada;
  • As datas e os horários dos cursos poderão sofrer alterações por motivos imprevistos;
  • Após o final da ação será atribuído um certificado de qualificação ou de formação aos participantes com aproveitamento e com uma assiduidade superior a 90% do número total de horas da ação de formação;
  • Os dados solicitados sobre o participante são obrigatórios para validação da inscrição e posterior emissão do Certificado de Qualificação ou Formação Profissional na plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestao da Oferta Educativa e Formativa (SIGO).