Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
Duração
50.0 horas
Informação sobre o curso Dinâmica de grupos, relações interpessoais, socialização e contextos - UFCD 6687
Duração
50.0 horas
Nível Inicial
Nível 4
Nível Final
Nível 4
Condições de Inscrição

  • Trabalhadores/as, gestores/as e dirigentes das entidades do setor da Economia Social;
  • Trabalhadores/as e dirigentes das entidades autorgantes do Centro;
  • Promotores de projetos que visem a constituição de novas entidades da Economia Social;
  • Habilitações mínimas: Ensino secundário obtido por percursos de dupla certificação ou ensino secundário vocacionado para prosseguimento de estudos de nível superior acrescido de estágio profissional.

Área de Formação

Enquadramento na Organização/Empresa

Objectivos

  • Enuncia os conceitos de auto-conceito e auto-estima através da valorização pessoal e profissional.
  • Reconhece a importância do grupo na dinâmica das relações interpessoais.
  • Reconhece a dinâmica de grupos adequada à situação de ensino-aprendizagem em contexto real de trabalho.
  • Descreve as diferentes formas de gerir e superar conflitos (intra e interpessoais).
  • Descreve o processo de liderança e identifica as características que diferenciam os empreendedores.
  • Identifica as estruturas familiares como processos sociais dinâmicos no tempo e no espaço.
  • Reconhece a realidade dos contextos de socialização em constante mutação.
  • Reconhece a importância do grupo de pares para a inserção na comunidade e para o desenvolvimento psicossocial.
  • Analisa os contextos de socialização com recurso a instrumentos e a procedimentos adequados.

Conteúdos Programáticos

Percepção do “eu”
  • Formação do auto-conceito
    • O “eu” visto pelos “outros”
    • Importância da valorização pelos sujeitos significativos
    • Interpretação pelo “eu”
      • Interaccionismo simbólico
  • Sentimento de valor
    • Auto-estima
  • Estratégias de manutenção de uma identidade pessoal positiva
Percepção dos “outros”
  • Cognição social e atitudes
    • Conceito
    • Componentes das atitudes
    • Formação de atitudes
    • Desenvolvimento de atitudes
    • Mudança de atitudes
  • Percepção social e categorização
    • Formação de impressões
    • Estereótipos
    • Preconceitos
Percepção e dinâmica do “nós”
  • Conceito e características dos grupos
    • Interacção da heterogeneidade
      • "eu" ao “nós”
    • Relacionamento e a tarefa do grupo
    • Teoria de Desenvolvimento do Grupo
      • Tuckman
    • Dinâmica de grupo
      • Kurt Lewin
  • Estrutura e funcionamento do grupo
    • Estatuto, papel e apreço
      • Conceitos
    • Papéis e estatutos adquiridos ou atribuídos
    • Estrutura sociométrica
    • Coesão do grupo
  • Normalização e conflitos
    • Conflito
    • Escalada do conflito
    • Assertividade
    • Inconformismo
    • Passividade
    • Agressividade
    • Manipulação
    • Afirmação pessoal
    • Estratégias individuais na gestão do conflito
    • Poder
    • Autoridade
    • Influência social
    • Obediência
    • Conformismo
Liderança, negociação social e empreendorismo
  • Conceito de liderança
    • Funções, padrões e contextos de liderança
  • Empreendedor e a negociação social
    • Elementos da negociação
    • Negociação integrativa e negociação distributiva
    • Perfil do empreendedor
Processo e contextos de socialização
  • Processo de socialização
    • Conceito de socialização
  • Contextos de socialização
    • Família
      • Relações dos adolescentes com os pais e outros familiares
      • Tipos de estruturas familiares
        • Família nuclear
        • Família extensa
        • Família monogâmica
        • Família de procriação
      • Novas organizações da estrutura familiar
        • Famílias monoparentais
      • Família e formação da identidade do adolescente
        • Conflitos pais-filhos
    • Grupo de pares
      • Relacionamento com o grupo de pares
      • Processos sócio-psicológicos
        • Comparação social e conformismo
      • Amizade
    • Escola
      • Adolescentes e escola
      • Relação escola família
    • Cultura
      • Moda
      • Mass media
      • Etnia

Observações

Termos e Condições:
  • A realização da ação está sujeita a um número mínimo de participantes;
  • O número de participantes é limitado;
  • O processo de seleção é definido em função da tipologia do projeto de formação
  • A inscrição só é considerada quando toda a documentação está entregue.
  • A inscrição será considerada pela ordem cronológica de chegada;
  • As datas e os horários dos cursos poderão sofrer alterações por motivos imprevistos;
  • Após o final da ação será atribuído um certificado de qualificação ou de formação aos participantes com aproveitamento e com uma assiduidade superior a 90% do número total de horas da ação de formação;
  • Os dados solicitados sobre o participante são obrigatórios para validação da inscrição e posterior emissão do Certificado de Qualificação ou Formação Profissional na plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestao da Oferta Educativa e Formativa (SIGO).