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Funções cognitivas no idoso - UFCD 8916
Duração
25.0 horas
Informação sobre o curso
Funções cognitivas no idoso - UFCD 8916
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Pedir contacto
Duração
25.0 horas
Nível Inicial
Nível 4
Nível Final
Nível 4
Condições de Inscrição
Trabalhadores/as, gestores/as e dirigentes das entidades do setor da Economia Social;
Trabalhadores/as e dirigentes das entidades autorgantes do Centro;
Promotores de projetos que visem a constituição de novas entidades da Economia Social;
Habilitações mínimas: Ensino secundário obtido por percursos de dupla certificação ou ensino secundário vocacionado para prosseguimento de estudos de nível superior acrescido de estágio profissional.
Área de Formação
Trabalho Social e Orientação
Objectivos
Identificar os diferentes aspetos cognitivos no idoso.
Explicar as principais modificações dos diferentes aspetos cognitivos no idoso.
Analisar as informações provenientes das escalas de avaliação das funções cognitivas no idoso.
Reconhecer a importância dos aspetos avaliativos, para a preparação de atividades básicas de estimulação com idosos.
Executar atividades básicas de estimulação das funções cognitivas, de acordo com as orientações da equipa técnica.
Conteúdos Programáticos
Tipos de memória
Fatores que influenciam a capacidade de memorização
Características das modificações na memória
Atenção
Modificações na atenção (visual e auditiva)
Tarefa de escuta dicotómica
Aprendizagem
Características das modificações na aprendizagem
Aprendizagem e características da tarefa
Inteligência
Inteligência conceptual
Inteligência prática
Inteligência social
Fatores que influenciam a capacidade intelectual
Resolução de problemas
Identificação e estratégias de resolução de problemas
Análise dos principais problemas quotidianos do idoso
A importância da capacidade de resiliência
Atividades práticas exemplificativas
Criatividade
A importância do estímulo da criatividade para a memória
A influência da criatividade na autoestima do idoso
Análise de escalas de avaliação das funções cognitivas
Estimulação e treino cognitivo
A importância da estimulação e treino cognitivo
Exemplos de instrumentos
Planificação de atividades básicas de estimulação cognitiva
Observações
Termos e Condições:
A realização da ação está sujeita a um número mínimo de participantes;
O número de participantes é limitado;
O processo de seleção é definido em função da tipologia do projeto de formação
A inscrição só é considerada quando toda a documentação está entregue.
A inscrição será considerada pela ordem cronológica de chegada;
As datas e os horários dos cursos poderão sofrer alterações por motivos imprevistos;
Após o final da ação será atribuído um certificado de qualificação ou de formação aos participantes com aproveitamento e com uma assiduidade superior a 90% do número total de horas da ação de formação;
Os dados solicitados sobre o participante são obrigatórios para validação da inscrição e posterior emissão do Certificado de Qualificação ou Formação Profissional na plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestao da Oferta Educativa e Formativa (SIGO).