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Duração
25.0 horas
Informação sobre o curso Funções cognitivas no idoso - UFCD 8916
Duração
25.0 horas
Nível Inicial
Nível 4
Nível Final
Nível 4
Condições de Inscrição

  • Trabalhadores/as, gestores/as e dirigentes das entidades do setor da Economia Social;
  • Trabalhadores/as e dirigentes das entidades autorgantes do Centro;
  • Promotores de projetos que visem a constituição de novas entidades da Economia Social;
  • Habilitações mínimas: Ensino secundário obtido por percursos de dupla certificação ou ensino secundário vocacionado para prosseguimento de estudos de nível superior acrescido de estágio profissional.

Área de Formação

Trabalho Social e Orientação

Objectivos

  • Identificar os diferentes aspetos cognitivos no idoso.
  • Explicar as principais modificações dos diferentes aspetos cognitivos no idoso.
  • Analisar as informações provenientes das escalas de avaliação das funções cognitivas no idoso.
  • Reconhecer a importância dos aspetos avaliativos, para a preparação de atividades básicas de estimulação com idosos.
  • Executar atividades básicas de estimulação das funções cognitivas, de acordo com as orientações da equipa técnica.

Conteúdos Programáticos

  • Tipos de memória
  • Fatores que influenciam a capacidade de memorização
  • Características das modificações na memória
  • Atenção
    • Modificações na atenção (visual e auditiva)
    • Tarefa de escuta dicotómica
  • Aprendizagem
    • Características das modificações na aprendizagem
    • Aprendizagem e características da tarefa
  • Inteligência
    • Inteligência conceptual
    • Inteligência prática
    • Inteligência social
    • Fatores que influenciam a capacidade intelectual
  • Resolução de problemas
    • Identificação e estratégias de resolução de problemas
    • Análise dos principais problemas quotidianos do idoso
    • A importância da capacidade de resiliência
    • Atividades práticas exemplificativas
  • Criatividade
    • A importância do estímulo da criatividade para a memória
    • A influência da criatividade na autoestima do idoso
  • Análise de escalas de avaliação das funções cognitivas
  • Estimulação e treino cognitivo
    • A importância da estimulação e treino cognitivo
    • Exemplos de instrumentos
    • Planificação de atividades básicas de estimulação cognitiva

Observações

Termos e Condições:
  • A realização da ação está sujeita a um número mínimo de participantes;
  • O número de participantes é limitado;
  • O processo de seleção é definido em função da tipologia do projeto de formação
  • A inscrição só é considerada quando toda a documentação está entregue.
  • A inscrição será considerada pela ordem cronológica de chegada;
  • As datas e os horários dos cursos poderão sofrer alterações por motivos imprevistos;
  • Após o final da ação será atribuído um certificado de qualificação ou de formação aos participantes com aproveitamento e com uma assiduidade superior a 90% do número total de horas da ação de formação;
  • Os dados solicitados sobre o participante são obrigatórios para validação da inscrição e posterior emissão do Certificado de Qualificação ou Formação Profissional na plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestao da Oferta Educativa e Formativa (SIGO).