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Duração
25.0 horas
Informação sobre o curso Gestão de equipas e de conflitos - UFCD 10005
Duração
25.0 horas
Nível Inicial
Nível 2
Nível Final
Nível 2
Condições de Inscrição

  • Trabalhadores/as, gestores/as e dirigentes das entidades do setor da Economia Social;
  • Trabalhadores/as e dirigentes das entidades autorgantes do Centro;
  • Promotores de projetos que visem a constituição de novas entidades da Economia Social;
  • Habilitações mínimas: Qualificação de nível pós-secundário não superior com créditos para o prosseguimento de estudos de nível superior.

Área de Formação

Silvicultura e Caça

Objectivos

  • Identificar as diferentes formas de motivação de equipas.
    Reconhecer as especificidades e os aspetos essenciais para o sucesso no trabalho em equipa.
  • Definir tarefas e responsabilidades dos elementos da equipa.
    Identificar o sucesso do trabalho em equipa realçando vantagens e dinâmicas subjacentes.
  • Reconhecer e descrever a importância das relações interpessoais para o desempenho da atividade.
  • Transmitir práticas de boa conduta em ambiente florestal.

Conteúdos Programáticos

Coordenação da equipa
  • Formas de organização da equipa
  • Desafios e oportunidades
  • Comunicação com assertividade na liderança
  • Distribuição de tarefas e complementaridade dos elementos da equipa
  • Motivação da equipa para um desempenho de excelência
  • A existência de preferências pessoais e o seu reflexo na equipa e nas funções de liderança
A equipa de trabalho
  • Fenómenos e dinâmicas próprias
  • Relação de trabalho da equipa perante o líder
  • Relação de trabalho entre os elementos da equipa
  • Criação de ambientes propícios à colaboração e entreajuda
Gestão de conflitos no desenvolvimento do trabalho em equipa
  • Origem e fonte de conflitos
  • Atitude tranquila numa situação de conflito
  • Como lidar com os desacordos e conflitos
  • Como motivar os elementos da equipa
  • Consequências de situações de conflitos
O relacionamento dos elementos da equipa
  • Respeito mútuo entre líder e colegas
  • Valorização pessoal e profissional
  • Equilíbrio nas sugestões, problemas e necessidades dos outros
  • Funções e responsabilidades individuais
  • Exercício da liberdade com responsabilidade no trabalho
Comunicação assertiva na resolução de conflitos na equipa
  • Capacidade de resolução de conflitos
  • Impacto da comunicação no relacionamento humano
  • Comportamentos que facilitam e dificultam a comunicação e o entendimento

Observações

Termos e Condições:
  • A realização da ação está sujeita a um número mínimo de participantes;
  • O número de participantes é limitado;
  • O processo de seleção é definido em função da tipologia do projeto de formação
  • A inscrição só é considerada quando toda a documentação está entregue.
  • A inscrição será considerada pela ordem cronológica de chegada;
  • As datas e os horários dos cursos poderão sofrer alterações por motivos imprevistos;
  • Após o final da ação será atribuído um certificado de qualificação ou de formação aos participantes com aproveitamento e com uma assiduidade superior a 90% do número total de horas da ação de formação;
  • Os dados solicitados sobre o participante são obrigatórios para validação da inscrição e posterior emissão do Certificado de Qualificação ou Formação Profissional na plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestao da Oferta Educativa e Formativa (SIGO).