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Gestão de equipas e de conflitos - UFCD 10005
Duração
25.0 horas
Informação sobre o curso
Gestão de equipas e de conflitos - UFCD 10005
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Duração
25.0 horas
Nível Inicial
Nível 2
Nível Final
Nível 2
Condições de Inscrição
Trabalhadores/as, gestores/as e dirigentes das entidades do setor da Economia Social;
Trabalhadores/as e dirigentes das entidades autorgantes do Centro;
Promotores de projetos que visem a constituição de novas entidades da Economia Social;
Habilitações mínimas: Qualificação de nível pós-secundário não superior com créditos para o prosseguimento de estudos de nível superior.
Área de Formação
Silvicultura e Caça
Objectivos
Identificar as diferentes formas de motivação de equipas.
Reconhecer as especificidades e os aspetos essenciais para o sucesso no trabalho em equipa.
Definir tarefas e responsabilidades dos elementos da equipa.
Identificar o sucesso do trabalho em equipa realçando vantagens e dinâmicas subjacentes.
Reconhecer e descrever a importância das relações interpessoais para o desempenho da atividade.
Transmitir práticas de boa conduta em ambiente florestal.
Conteúdos Programáticos
Coordenação da equipa
Formas de organização da equipa
Desafios e oportunidades
Comunicação com assertividade na liderança
Distribuição de tarefas e complementaridade dos elementos da equipa
Motivação da equipa para um desempenho de excelência
A existência de preferências pessoais e o seu reflexo na equipa e nas funções de liderança
A equipa de trabalho
Fenómenos e dinâmicas próprias
Relação de trabalho da equipa perante o líder
Relação de trabalho entre os elementos da equipa
Criação de ambientes propícios à colaboração e entreajuda
Gestão de conflitos no desenvolvimento do trabalho em equipa
Origem e fonte de conflitos
Atitude tranquila numa situação de conflito
Como lidar com os desacordos e conflitos
Como motivar os elementos da equipa
Consequências de situações de conflitos
O relacionamento dos elementos da equipa
Respeito mútuo entre líder e colegas
Valorização pessoal e profissional
Equilíbrio nas sugestões, problemas e necessidades dos outros
Funções e responsabilidades individuais
Exercício da liberdade com responsabilidade no trabalho
Comunicação assertiva na resolução de conflitos na equipa
Capacidade de resolução de conflitos
Impacto da comunicação no relacionamento humano
Comportamentos que facilitam e dificultam a comunicação e o entendimento
Observações
Termos e Condições:
A realização da ação está sujeita a um número mínimo de participantes;
O número de participantes é limitado;
O processo de seleção é definido em função da tipologia do projeto de formação
A inscrição só é considerada quando toda a documentação está entregue.
A inscrição será considerada pela ordem cronológica de chegada;
As datas e os horários dos cursos poderão sofrer alterações por motivos imprevistos;
Após o final da ação será atribuído um certificado de qualificação ou de formação aos participantes com aproveitamento e com uma assiduidade superior a 90% do número total de horas da ação de formação;
Os dados solicitados sobre o participante são obrigatórios para validação da inscrição e posterior emissão do Certificado de Qualificação ou Formação Profissional na plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestao da Oferta Educativa e Formativa (SIGO).