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3
OUT

2024
Data de Início
03/10/2024
Tipo de Horário
Pós-Laboral
Duração
200 horas
Local de Formação
Zona de Alentejo (online)
Tipo de Formação
Formação a Distância
Informação sobre a edição do curso Formação Executiva para Dirigentes de Organizações da Economia Social
Duração
200 horas
Início
03/10/2024
Nível Inicial
Nível 4
Nível Final
Nível 4
Área de Formação

Enquadramento na Organização/Empresa

Condições de Inscrição

  • Trabalhadores/as, gestores/as e dirigentes das entidades do setor da Economia Social;
  • Trabalhadores/as e dirigentes das entidades autorgantes do Centro;
  • Promotores de projetos que visem a constituição de novas entidades da Economia Social;
  • Habilitações mínimas: Ensino secundário obtido por percursos de dupla certificação ou ensino secundário vocacionado para prosseguimento de estudos de nível superior acrescido de estágio profissional.

Objetivos

UFCD-0592 - Legislação laboral
  • Reconhecer o conceito e os princípios do direito do trabalho.
  • Identificar os objetivos e as atividades da função pessoal.
  • Identificar e descrever os fundamentos do contrato de trabalho.
  • Descrever e aplicar os princípios do sistema de segurança social.

UFCD-0595 - Qualidade - instrumentos de gestão
  • Identificar o conceito e os princípios subjacentes à gestão da qualidade.
  • Promover a qualidade na organização.
  • Enunciar e aplicar ferramentas de gestão na organização (EFQM e BSC).

UFCD-0620 - Controlo de gestão
  • Identificar os conceitos básicos do controlo de gestão.
  • Executar o orçamento e realizar o controlo orçamental.
  • Implementar sistemas de controlo de gestão.

UFCD-9761 - Liderança, gestão e motivação de equipas
  • Analisar a estrutura, clima e cultura organizacionais, identificar os fatores críticos de sucesso das equipas e valorizar o papel de cada elemento na organização.
  • Aplicar técnicas de relacionamento interpessoal, liderança e motivação de equipas.
  • Aplicar técnicas de organização, gestão e avaliação de equipas de trabalho.

UFCD-9844 - Marketing social
  • Definir o conceito de marketing social.
  • Identificar os objetivos atuais do marketing social.
  • Analisar as componentes do marketing social.
  • Reconhecer a importância atual da responsabilidade social.

UFCD-10371 - Respostas sociais de proximidade - organização e gestão
  • Identificar o estatuto, natureza, organização e gestão de cada equipamento e serviço.
  • Reconhecer o papel das organizações do terceiro setor na resposta aos problemas sociais.
  • Identificar as respostas sociais inerentes às diversas problemáticas e respetiva população alvo.
  • Observar as diferentes respostas sociais.

UFCD-10376 - Investimento social e angariação de fundos
  • Reconhecer o conceito de investimento social.
  • Identificar e colaborar em estratégias de angariação de fundos.
  • Aplicar técnicas de angariação de fundos.

Conteúdos Programáticos

UFCD-0592 - Legislação laboral
Direito do trabalho
  • Conceito e princípios gerais
  • Direitos e deveres das partes
Função pessoal
  • Conceito
  • Objectivos
  • Tarefas
  • Interacção entre pessoal e organização
Elementos essenciais do contrato de trabalho
  • Elementos essenciais a um contrato de trabalho
  • O contrato de trabalho e as figuras afins
  • Direitos, deveres e garantias dos trabalhadores em geral
  • Direitos e deveres da entidade patronal
  • Análise de contratos-tipo
Formas de cessação do contrato de trabalho
  • Cessação por iniciativa do empregador
  • Rescisão com ou sem justa causa, por iniciativa do trabalhador
  • A revogação e a caducidade como formas de cessação do contrato
Condições de celebração e de caducidade do contrato de trabalho a termo
  • Contrato de trabalho a termo certo
  • Contrato de trabalho a termo incerto
Segurança Social
  • Direito à segurança social
  • Princípios básicos
  • Regime geral da segurança social
  • Particularidades no sistema de segurança social

UFCD-0595 - Qualidade - instrumentos de gestão
Qualidade – conceitos
  • Conceito e evolução histórica da qualidade
  • Garantia de qualidade
  • Princípios de qualidade
NP EN ISO 9001:2000
  • Requisitos
Qualidade na organização
  • Gestão do espaço e tempo
  • Sinalizações de esforços
  • Identificação das pessoas
Instrumentos de apoio à gestão
  • EFQM (modelo de auto-avaliação)
  • Balanced score card

UFCD-0620 - Controlo de gestão
O controlo de gestão: conceitos básicos
  • Os sistemas de informação de apoio à gestão
  • O controlo de gestão e as teorias organizacionais
  • A estratégia e o controlo
    • O planeamento estratégico
    • O planeamento operacional
    • O controlo interno e o controlo operacional
O orçamento e o controlo orçamental
  • O orçamento
    • Os princípios de elaboração e mecanismos de funcionamento do orçamento
    • As fases de elaboração orçamental
    • A importância do orçamento na gestão
  • O controlo orçamental
    • Os objetivos das estratégias de controlo orçamental
    • As características do controlo orçamental
    • Os desvios orçamentos: sua identificação e impacto na gestão da empresa
A definição e implementação de sistemas de controlo de gestão
  • A definição das necessidades ao nível da empresa
    • A identificação do setor em que a empresa se insere
    • As características específicas da empresa
  • A implementação do sistema de controlo de gestão
    • Os problemas a enfrentar
    • O diagnóstico das dificuldades pós-implementação

UFCD-9761 - Liderança, gestão e motivação de equipas
Papel das pessoas nas organizações
  • Conceito de organização, estrutura, clima e cultura organizacionais
  • Aptidões individuais e sua caracterização e influência no trabalho
  • Conceito de satisfação/motivação no trabalho
Problemática da liderança
  • A Liderança Inspiradora
  • Liderar pelo exemplo
  • O papel das emoções na liderança
  • Os diferentes estilos de líder
  • Estilo pessoal de liderança
  • Técnicas de comunicação – assertividade, empatia e eficácia
Estilos de liderança adaptados às equipas
  • Dinâmicas e tipos de equipas
  • Diagnóstico de necessidades de evolução individuais e da equipa
  • Motivação de equipas – técnicas e comportamento
  • Avaliação de equipas
Conflito e estratégias mais adequadas para a sua gestão
  • Tipos de conflito
  • Gestão do conflito – métodos e técnicas em contexto de equipa
Lidar com o stress
  • Situações indutoras de stress
  • Autoconhecimento e respostas perante o stress
  • Técnicas de controlo do stress

UFCD-9844 - Marketing social
Conceito de marketing social
  • Objetivos e importância do marketing social
  • Os elementos do marketing social
    • Causa
    • Promotor da mudança
    • Segmentos/Público-alvo
    • Estratégias
Responsabilidade social
  • Conceito
  • Práticas
  • Estratégias
Importância da comunicação como instrumento do marketing social

UFCD-10371 - Respostas sociais de proximidade - organização e gestão
Organização e gestão do terceiro setor
  • Conceito e evolução do 3º setor em Portugal
  • Equipamentos e serviços
  • Entidades lucrativas e não lucrativas
  • Instituições particulares de solidariedade social
Respostas sociais
  • Crianças e jovens
  • Crianças e jovens em situações de risco
  • Crianças, jovens e adultos com deficiência
  • Terceira idade
  • Família e comunidade
  • Pessoas com doença do foro mental
  • Comportamentos Aditivos e Dependências
  • Pessoas em condição de sem abrigo

UFCD-10376 - Investimento social e angariação de fundos
Investimento social vs caridade
Técnicas de angariação de fundos
Retorno do investimento social
  • Conceito
  • Estratégias
  • Práticas
  • Cálculo
Apresentação de boas práticas
Definição de objetivos e métricas de gestão
Importância do cálculo do retorno do investimento social

Observações

Termos e Condições:
  • A realização da ação está sujeita a um número mínimo de participantes;
  • O número de participantes é limitado;
  • O processo de seleção é definido em função da tipologia do projeto de formação
  • A inscrição só é considerada quando toda a documentação está entregue.
  • A inscrição será considerada pela ordem cronológica de chegada;
  • As datas e os horários dos cursos poderão sofrer alterações por motivos imprevistos;
  • Após o final da ação será atribuído um certificado de qualificação ou de formação aos participantes com aproveitamento e com uma assiduidade superior a 90% do número total de horas da ação de formação;
  • Os dados solicitados sobre o participante são obrigatórios para validação da inscrição e posterior emissão do Certificado de Qualificação ou Formação Profissional na plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestao da Oferta Educativa e Formativa (SIGO).